miércoles, 21 de febrero de 2018

Publicación en la web oficial de la embajada de España en Lisboa

enCLAVEdePORTUGALMIGUEL ÁNGEL SINTES: EMCLAVEDEPORTUGAL


Miguel Ángel Sintes: emCLAVEdePortugal

O fotógrafo espanhol vai apresentar o livro “emCLAVEdePortugal” e uma exposição com o mesmo nome na Livraria/Galería Ler Devagar de Lisboa.

No livro enCLAVEdePortugalMiguel Ángel Sintes vai ao encontro da Lisboa que o fotógrafo sonhava em sua juventude, uma Lisboa nobre, melancólica e cinzenta, como todas essas metrópoles decadentes, longe de um esplendor passado. Sintes mostra-nos as ruas onde estão as silhuetas que nos fazem imaginar, sentir além do fotografado. Ele captura a nostalgia, como um repórter que toca os pedregulhos e as paredes, observando a vida com a plenitude daquele que espera e consegue transmitir a sensação de um adeus, uma esperança ou um encontro.
Entre brancos e pretos, Sintes revela-nos a Lisboa dele: a que lembra a La Rodrigues. Uma Lisboa reconhecida por todos, no entanto, singular. Sim, sabe. O trabalho dele não é visto, mas é mastigado, ouvido, lembrado… e tem a virtude de mover o espectador para os bairros mais humildes, para lugares menos comuns e para tempos menos frequentes. Um presente passado, um technicolor falido e “uma máquina de coser a tristeza”, como La Rodrigues diria.
O livro é completado com três histórias da escritora Magdalena Tirado que foram traduzidas para o português pela poeta de Lisboa Carina Valente.
Na apresentação também vão estar Magdalena Tirado, Carina Valente, José Luis Miranda Cruz e o propio Miguel Ángel Sintes.

MIGUEL ÁNGEL SINTES

Miguel Ángel Sintes Puertas estudou docência na Universidade Complutense de Madrid. Em 1995, começou a participar nos Encontros com Fotografia em Las Rozas de Madrid, onde entrou em contato com o mundo da fotografia espanhola.
Em 1999, realizou um workshop com Juan Manuel Castro Prieto (Prêmio Nacional de Fotografia, 2015), em 2000, recebeu uma bolsa da Univ Complutense de Madri para realizar uma oficina com Alberto Schommer (Prêmio Nacional de Fotografia, 2013) e em 2004 com Alberto García-Alix (Prêmio Nacional de Fotografia, 1999).
Suas fotografias já foram vistas individual ou coletivamente nas melhores salas fotográficas de Madri (FNAC-Preciados, Canal de Isabel II, Cuartel del Conde Duque, Museu da Cidade, Real Sociedade de Fotografia, Faculdade de Belas Artes…), bem como em várias instituições internacionais (INSA Art Center em Seul, Museu de L’Elisée de Lausanne e na cidade de Bruxelas). Recebeu numerosos prêmios, a destacar o Primeiro Prêmio em fotografia do jornal “El País” e as lojas multiculturais FNAC. Em 2011, realizou sua primeira exposição individual internacional em Paris (Colegio España de Paris)
Depois da apresentação do livro vai ser inaugurada oficialmente a exposição do mesmo nome EnCLAVEdePortugal, que vai estar exposta de 1 a 11 de março.

No hay comentarios:

RAMÓN MASATS

"in memoriam"               © Pablo Sintes